Siga-me por email

sexta-feira, 11 de março de 2011

Números que enganam

Sempre comento com os meus alunos sobre o porque de algumas disciplinas. Por exemplo:

a) por que o aluno tem que estudar química no ensino médio?
b) por que um aluno de computação e/ou administração tem que estudar estatística?

Lógico que poderíamos levantar vários motivos, mas um deles é para podermos interpretar o mundo em que vivemos. Ou seja, você não precisa ser um expert em química, mas ao ler uma notícia em um jornal sobre o investimento da cidade em uma nova estação de esgoto, pelo menos você vai conseguir entender a reportagem e formar uma opinião sobre o assunto usando um pouco daquilo aprendido no ensino médio.

Na mesma linha, estudamos estatística para saber quando uma determinada reportagem esta tentando "manipular" alguns números (coloco entre aspas por que as vezes nem é o objetivo do autor da reportagem, mas é o que acaba acontecendo). Veja esta reportagem aqui sobre um "possível aumento" no número de reclamações sobre compras WEBs.

Para os menos avisados, parece que o serviço prestado piorou, mas será? Será que essa pesquisa esta lavando em consideração apenas números absolutos ou relativos à quantidade de compras.

Falar que a Americanas.com é uma das líderes em reclamação é fácil, certo !?? Por que ela é uma das que mais vende.

Bom, fica o aviso, tomem cuidado com aquilo que vocês estão lendo. Faça uma interpretação segura e responsável no momento de formar uma opinião e não tomem números colocados como verdade absoluta.

0 comentários:

Postar um comentário