Siga-me por email

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Maiores chances de emprego de 2011

A revista época negócios soltou uma reportagem no dia 17/11/2011 falando sobre onde estão as maiores chances de emprego de 2011 (2012,2013 e 2014 ..). A reportagem completa pode ser vista aqui.

Na verdade, quando eu leio este tipo de reportagem eu fico um tanto quanto preocupado, por que as vezes chama a atenção para uma necessidade pontual pela qual o país esta passando agora e de fato as posições de mercado se sustentam por até um ou dois anos e não mais.

A reportagem mostra como o principal profissional para 2011 o "Engenheiro". Esta sim me parece sustentável, por que engenheiro pode ser engenheiro de diversas especialidades, como por exemplo: engenheiro civil, de computação, de produção, mecânico, físico, de pesa e etc ...

O segundo é o Geólogo, veja o texto da reportagem: "Geólogo 
O pré-sal e o setor de mineração estão em busca de profissionais capacitados para início imediato. Será que as palavras Petrobras e Vale dizem alguma coisa?"
Será que duas empresas (esta certo que são duas das maiores empresas do país) serão capazes de absorver toda a oferta de trabalho que poderá vir a acontecer caso notícias com estas sejam incentivadas sem o devido estudo do mercado de trabalho?

Bom, o que quero dizer é que temos que ter muito cuidado quando lemos notícias como esta. De fato, na grande maioria das reportagens deste tipo, não há nenhuma metodologia científica que sustente este tipo de ranking e as vezes vemos alunos decidindo o curso com base nessas notícias.

0 comentários:

Postar um comentário