Siga-me por email

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Empresas precisam de um "norte"

Eu estava lendo o blog do Update or Die e me deparei com o post "vendado, ninguém anda reto".
O vídeo, que vocês podem ver logo abaixo, trata de investidas científicas que mostraram que o ser humano não anda reto quando não tem um ponto de referência para se guiar. O interessante é que os cientistas ainda não conseguiram uma explicação que mostre "o por que" deste acontecimento.
Bom, assistindo ao vídeo obviamente a minha mente não escapou de realizar uma analogia com o ambiente empresarial.
É ululante que uma empresa não passa de um sistema aberto e como tal deve ter um objetivo claro e divulgado para todas as partes que fazem parte deste sistema. Normalmente, para definir este objetivo e entender melhor todo o "sistema empresa" e guiá-lo para o atendimento deste objetivo é comum a realização do planejamento estratégico.
Mas parece que há uma miopia na maioria dos empresários brasileiros que não enxergam a importância destas definições (ou então enxergam, mas fazem questão de não divulgá-las para todos os componentes da empresa) e acabam por VENDAR as pessoas que colaboram para o sucesso deste sistema.
E ai o que acaba acontecendo?!? Pessoas vendadas não andam em linha reta e sim em "círculos", o que leva a empresa toda a andar em círculos.
Eu acredito que isso ajuda a explicar um pouco por que o Brasil representa somente cerca de 0,9% do comercio internacional.


1 comentários:

  1. Muito boa analogia.
    Não tem o que acrescentar, acredito que é exatamente isto que explica o porque da dificuldade das empresas brasileiras se destacarem no mercado nacional e internacional.

    ResponderExcluir